segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O cotidiano em cores tropicais

Retrata em suas telas o cotidiano, o folclore Nordestino, os eventos, movimentos e situações que passam quase despercebidos pelos olhos das pessoas na correria do dia-a-dia, o pintor pernambucano Jorge Di Farias pode ser definido como um artista da cor do sol tropical. “Minha arte resulta da junção de várias tendências, tendo muito de cubismo, de expressionismo, e até de impressionismo, porém com uma forte influência do escorço,que evidencia a perspectiva oblíqua. Que então influenciou o mangá japonês, o cartoon e o grafite, o que pode ser observado na pintura. Di Farias trabalha com tinta acrílica sobre tela.Como ferramenta, usa pincel, espátula e até os dedos para obter efeitos bem ao seu estilo. Nas telas, a predominância do amarelo ocre, brilhante, “isso por conta da luminosidade característica do Nordeste,o clima tropical, o calor humano do nosso povo”, completa.
Leitor da Folha de Pernambuco, o artista presenteou o jornal com uma obra especialmente criada por ele para o evento dos dez anos. “Essa data é importante e merece registro. Inspirei-me no mapa de Pernambuco e nele apliquei várias matérias do jornal. E sobre a composição pintei o cotidiano, esse movimento urbano frenético do nosso Recife que tão bem é retratado pela Folha. Dentro do mapa, destaquei o dia 3 de Abril, enfatizando o número 10 no centro”, explicou.
Premiado internacionalmente, Di Farias estudou pintura no Recife e em Paris e detém números expressivos,pois nos seus vinte anos de arte,tem três mil e trezentas obras espalhadas em vinte e nove países,participou de noventa e quatro exposições e recebeu vinte prêmios entre os quais, a Master Medalha de Ouro do Salão de Arte de Londres. O ateliê está instalado na rua Bernardo Vieira de Melo, 151, no Sítio Histórico de Olinda.
DI FARIAS 
O destino artístico do recifense, Jorge Di Farias, foi traçado na infância, desde quando admirava embevecido o vai-e-vem dos carnavais de Olinda. No desejo de imortalizar paisagens, personagens, expressões folclóricas, atrelando o cotidiano do povo, já se vão mais de 15 anos em que o interesse pela arte regionalista o acompanha.
Tudo começou quando, aos seis anos foi morar em São Paulo. Começou a desenhar e os professores o incentivaram a fazer trabalhos artísticos, em cartolina, para a escola. Desde muito cedo demonstrou interesse pela arte e em 1988 começou a pintar. "Guardei meu primeiro trabalho, o segundo vendi para os Estados Unidos, e daí passei a respirar arte. Cursei História da Arte, estudei e analisei os trabalhos dos impressionistas e expressionistas, principalmente Monet e Van Gogh".
Di Farias é um Mago da Pintura. Fez Desenho na Escola de Belas Artes "Aluízio Magalhães" em Recife e estudou Pintura na galeria Meier le bian em Paris. Foi Professor do Senac, ministrou aula de teoria da cor, forma, harmonia e estética no Curso de Estilismo. 
Disponível em: Clique aqui

8 comentários:

  1. Divulgar arte não tem preço. É um sempre um trabalho honesto e merece respeito.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. William falou tudo! Divulgar arte torna-se um ato tão nobre quando a obra! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. exclene blog... ainda mais na divulgaçao de um grande artista...

    ja estou seguindooo

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o blog

    Seguindo

    www.racheicumtu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Utilizem mais gravuras para ilustrar com mais propriedade esse trabalho artístico. Pelo que li parece bem interessante.

    Seguindo o blog ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  7. Sucesso sempre!!!!!!! a arte é emoção , sentimento, vc transmite isso , na verdade um artísta quer fazer as pessoas felizes, parabéns , belo trabalho.

    ResponderExcluir